Fotografia

João Bizarro | fotógrafo

 

Fotografia significa "desenhar com luz", é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as numa superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce que realiza uma imagem "vista da janela de Le Grãs" com 60 a 100 horas de exposição.

Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações.

Joseph Nicéphore Niépce foi um inventor francês responsável por uma das primeiras fotografias. Dentre outras invenções suas está o Pyréolophore, o primeiro motor de combustão interna, que ele concebeu, criou e desenvolveu com seu irmão Claude Niépce.

Apesar destes factos a invenção da fotografia foi atribuída a Louis Jacques Mandé Daguerre em 1839. Daguerre era Pintor e homem de negócios.

Joseph Nicéphore Niépce

Louis Jacques Mandé Daguerre

"Vista da janela de Le Grãs" realizado por Joseph Nicéphore Niépce em 1826

O daguerreótipo é um equipamento responsável pela produção de uma imagem fotográfica sem negativo.

Desenvolvido em 1837 por Louis Jacques Mandé Daguerre, daí o nome daguerreótipo, somente foi apresentado publicamente em 1839, mesmo ano em que o governo francês declarou o invento como domínio público.

João Bizarro - fotografia

Tel. 925 389 722

Matosinhos - Porto

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

© João Bizarro fotografia 2020

Vila Nova de Gaia, Gondomar, Rio Tinto, Valongo, Ermesinde, Maia, São Mamede Infesta, Trofa, Vila do Conde, Santo Tirso, Vila nova de Famalicão, Braga , Guimarães, Águas Santas, Leça da Palmeira, Alfena.