Formato Raw e o tratamento digital.

Todos os trabalhos realizados por mim são fotografados no formato raw.


O que é o formato Raw?

Um forma simples de responder a esta questão é que o formato raw é um ficheiro "cru" que reserva toda a informação captada pela câmera e que tem grande elasticidade para que sejam realizadas as alterações necessárias sem perda de qualidade do ficheiro.


Ao contrário do que muita gente poderá pensar, editar uma fotografia exige muitos conhecimentos e experiência. É necessário fazer ajustes de cor, brilho, contraste, nitidez e máscaras para equilibrar diversos aspectos da fotografia. É um processo demorado e mais complexo do que parece à primeira vista.


É claro que o processo de edição varia consoante o tipo de trabalho que estamos a efectuar. A edição de uma foto de reportagem de casamento não será a mesma que uma foto de uma garrafa de vinho para catálogo.


Cada fotografia é tratada individualmente porque cada imagem precisa de ajustes específicos. Não se pode simplesmente aplicar um filtro na foto e dizer que já está.

Hoje em dia os filtros estão na moda, seja nos smartphones ou nos programas de edição profissional de fotografias.


Se contrata um fotógrafo profissional é porque precisa de alguém que garanta um produto final de qualidade, desde a captação das fotografias até à pós-produção das mesmas.


Costumo dizer que o tratamento digital das fotografias é 50% do trabalho, já que esta fase é também muito importante para definir o estilo do fotógrafo. É como um carpinteiro que faz um móvel, mas esse móvel tem que ter os acabamentos finais como lixar, envernizar ou pintar. São estes acabamentos que vão fazer toda a diferença no resultado final.

Imagine que o carpinteiro lhe entrega o móvel em "raw" sem qualquer tipo de acabamento.


Editar uma fotografia é algo bastante idêntico, sem os acabamentos a foto não está finalizada. Esta é a razão pela qual não entrego aos clientes ficheiros em raw. O ficheiro raw é um produto inacabado e que precisa de ser trabalhado pelo fotógrafo.


Certas fotos são captadas a pensar antecipadamente na forma como vai ser editada, por isso é importante que seja o fotógrafo a editar a suas próprias fotografias e não delegar essa tarefa para terceiros.


Estes são dois exemplos simples para mostrar a importância do tratamento digital nas fotografias.



Todo o conteúdo deste blog está protegido pelos direitos de autor. Nenhum texto ou imagem poderá ser copiado e utilizado sem autorização do autor.

João Bizarro - fotografia

Tel. 925 389 722

Matosinhos - Porto

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

© João Bizarro fotografia 2020

Vila Nova de Gaia, Gondomar, Rio Tinto, Valongo, Ermesinde, Maia, São Mamede Infesta, Trofa, Vila do Conde, Santo Tirso, Vila nova de Famalicão, Braga , Guimarães, Águas Santas, Leça da Palmeira, Alfena.