Significado e origem da fotografia

Fotografia significa "desenhar com luz".

Fotografia é essencialmente uma técnica de criação de uma imagem através de exposição luminosa que é fixada ou gravada numa superfície sensível. A primeira fotografia conhecida foi realizada no ano de 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce que realizou uma imagem "vista da janela de Le Grãs" com 60 a 100 horas de exposição.


Joseph Niépce foi um inventor francês, que além de ser responsável por uma das primeiras fotografias, também inventou o Pyréolophore, o primeiro motor de combustão interna, que ele concebeu, criou e desenvolveu com seu irmão Claude Niépce.

Apesar destes factos a invenção da fotografia foi atribuída a Louis Jacques Mandé Daguerre em 1839. Daguerre era Pintor e homem de negócios.


A fotografia não foi invenção de uma pessoa só, foi sim um processo em que muitas pessoas trabalharam em conjunto ao longo de muitos anos, efectuando muitas tentativas e erros até descobrirem como captar e fixar uma imagem em um material sensível.


A fotografia sofreu muitos avanços tecnológicos desde o seu início que melhoraram a qualidade das fotografias produzidas e o tempo no processo de produção. Por outro lado os princípios fundamentais da fotografia permanecem os mesmos.

No que se refere à essência da fotografia tudo se mantém na mesma, continuamos a usar uma lente para gravar uma imagem numa superfície sensível em que a técnica e a composição continuam a ter a mesma importância que tinham na fotografia analógica.


Hoje em dia parece fácil tirar fotografias. Tirar fotografias é fácil porque é só carregar num botão, mas fazer fotografia exige intenção, pré-visualização, conhecimentos profundos de técnica fotográfica, de luz, de composição, revelação de fotografias e comunicação.


Louis Jacques Mandé Daguerre




Joseph Nicéphore Niépce

Daguerreótipo

"Vista da janela de Le Grãs" realizado por Joseph Nicéphore Niépce em 1826


João Bizarro - fotografia

Tel. 925 389 722

Matosinhos - Porto

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

© João Bizarro fotografia 2020

Vila Nova de Gaia, Gondomar, Rio Tinto, Valongo, Ermesinde, Maia, São Mamede Infesta, Trofa, Vila do Conde, Santo Tirso, Vila nova de Famalicão, Braga , Guimarães, Águas Santas, Leça da Palmeira, Alfena.